6 principais métricas para uma transformação digital bem-sucedida

Iniciar o processo de transformação digital em sua organização é empolgante. Medindo o
sucesso da sua transformação digital? Isso pode ser uma tarefa desafiadora. Segundo a
IBM , 84% das empresas não conseguem alcançar a transformação digital . Isto é, em
grande parte porque eles não estão acompanhando seus esforços. É comum que as
empresas sejam apanhadas no lançamento de seu plano de transformação digital. Então,
selecionar e medir KPIs torna-se uma reflexão tardia.


Sabemos que projetos de transformação digital bem-sucedidos exigem uma combinação
especializada de inovação acelerada, antecipação de mudanças e superação de demandas.
Quando esses elementos se juntam, você pode executar sua visão e preparar seu modelo
de negócios para o futuro. Quer dar uma olhada em como maximizar o valor de seus
esforços e determinar seu ROI? Veja como medir o sucesso da sua transformação digital.

Definindo seus objetivos: O que é sucesso

É essencial definir seus objetivos de transformação digital . Para entender seus resultados,
você precisa compará-los com as metas que definiu. Isso significa que, antes mesmo de
começar a percorrer as etapas da transformação digital, você precisa se aprofundar no
“porquê” por trás dessa mudança e no que espera que seja o resultado.


Por exemplo, de acordo com uma pesquisa, 67% dos entrevistados dizem que criar uma
melhor experiência do cliente é um objetivo fundamental para a estratégia de negócios
digitais de uma organização . Ter um objetivo claro como este é o que realmente impulsiona
o sucesso. Não se trata apenas de implementar novos sistemas ou atualizar-se. Trata-se de
resultados comerciais reais e significativos.


A partir daí, fica muito mais fácil decidir o que você precisa medir. Quando você tem um
processo para monitorar o progresso da sua transformação digital e identificar os pontos
fracos que podem existir, é possível corrigir coisas ao longo do caminho. Isso leva a uma
maior transformação e sucesso organizacional.


Entendendo o custo total

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer para medir o sucesso da
transformação digital é entender todos os custos envolvidos. Não apenas para implementar
a tecnologia, mas também para treinar sua equipe nela. Tenha em mente que é fácil medir
os custos quando se olha para coisas como um novo software. Pode ser mais desafiador
levar em consideração o tempo necessário para integrar essas ferramentas à sua
organização.


Você também precisará considerar qualquer experiência ou talento adicional que possa
precisar trazer para complementar sua equipe existente e ajudá-lo a alcançar seus
objetivos. Isso é um investimento, mas, em última análise, pode ajudá-lo a acelerar o
processo de transformação digital como um todo e atingir seus objetivos mais rapidamente.

Usabilidade e adoção

Iniciar o processo de transformação digital em sua organização é empolgante. Medindo o sucesso da sua transformação digital? Isso pode ser uma tarefa desafiadora. Segundo a IBM, 84% das empresas não conseguem alcançar a transformação digital. Isto é, em grande parte porque eles não estão acompanhando seus esforços. É comum que as empresas sejam apanhadas no lançamento de seu plano de transformação digital. Então, selecionar e medir KPIs torna-se uma reflexão tardia. 

Sabemos que projetos de transformação digital bem-sucedidos exigem uma combinação especializada de inovação acelerada, antecipação de mudanças e superação de demandas. Quando esses elementos se juntam, você pode executar sua visão e preparar seu modelo de negócios para o futuro. Quer dar uma olhada em como maximizar o valor de seus esforços e determinar seu ROI? Veja como medir o sucesso da sua transformação digital. 

Definindo seus objetivos: O que é sucesso

É essencial definir seus objetivos de transformação digital. Para entender seus resultados, você precisa compará-los com as metas que definiu. Isso significa que, antes mesmo de começar a percorrer as etapas da transformação digital, você precisa se aprofundar no “porquê” por trás dessa mudança e no que espera que seja o resultado.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa, 67% dos entrevistados dizem que criar uma melhor experiência do cliente é um objetivo fundamental para a a estratégia de negócios digitais de uma organização . Ter um objetivo claro como este é o que realmente impulsiona o sucesso. Não se trata apenas de implementar novos sistemas ou atualizar-se. Trata-se de resultados comerciais reais e significativos.

A partir daí, fica muito mais fácil decidir o que você precisa medir. Quando você tem um processo para monitorar o progresso da sua transformação digital e identificar os pontos fracos que podem existir, é possível corrigir coisas ao longo do caminho. Isso leva a uma maior transformação e sucesso organizacional. 

Entendendo o custo total

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer para medir o sucesso da transformação digital é entender todos os custos envolvidos. Não apenas para implementar a tecnologia, mas também para treinar sua equipe nela. Tenha em mente que é fácil medir os custos quando se olha para coisas como um novo software. Pode ser mais desafiador levar em consideração o tempo necessário para integrar essas ferramentas à sua organização.

Você também precisará considerar qualquer experiência ou talento adicional que possa precisar trazer para complementar sua equipe existente e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Isso é um investimento, mas, em última análise, pode ajudá-lo a acelerar o processo de transformação digital como um todo e atingir seus objetivos mais rapidamente.

Usabilidade e adoção

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia. A verdade é que a transformação digital muda a forma como as organizações operam e criam valor. Claro, as ferramentas e a tecnologia são ótimas, mas as empresas precisam garantir que estão educando e capacitando os funcionários ao longo do caminho. Os funcionários estão aproveitando novos sistemas e processos? Como isso afeta o trabalho deles? 

Se seus funcionários estão usando e adotando os sistemas que você implementou para eles, você está no caminho certo. Se você está vendo baixa adoção do usuário, talvez seja necessário dar um passo para trás. Se houver membros de sua equipe que não estão aproveitando a nova tecnologia, ou os clientes não estão obtendo tanto valor quanto poderiam, o sucesso que você pode alcançar é limitado. 

Produtividade

Cada investimento digital feito deve apoiar os objetivos maiores de sua estratégia de negócios existente. Se você investiu em outras ferramentas no passado, pode ter visto um aumento na complexidade organizacional, o que pode, na verdade, tornar mais difícil para as pessoas realizarem seus trabalhos. A transformação digital pode acabar com isso. Trata-se de combinar tecnologia com a estratégia certa para levá-lo em direção aos seus objetivos. Você não adicionará novas ferramentas apenas por fazer isso. 

Idealmente, sua equipe não estaria simplesmente usando a nova tecnologia. Também os ajudaria a trabalhar de forma mais eficaz. Isso tornaria mais fácil para eles obter as informações de que precisam ou se conectar e colaborar uns com os outros. Esses são os tipos de mudanças que causam impacto no dia a dia, e o valor delas cresce com o tempo.

Para ver se isso está acontecendo em sua organização, meça os aumentos de produtividade. Este projeto liberou os funcionários, permitindo que eles dedicassem mais tempo a tarefas mais significativas? Eles podem fazer as coisas mais rápido do que antes? Se sim, considere isso um sucesso. Se você não está vendo mudanças na produtividade, pode ser um sinal de que algumas das coisas que você implementou não estão atendendo às necessidades certas das pessoas em sua equipe ou podem não estar usando-as de maneira eficaz. 

Nova receita

Assim como medir a produtividade, você pode medir o quanto sua transformação digital afeta diretamente os resultados. As empresas que implementaram uma estratégia de transformação digital relatam lucros mais altos e maior engajamento dos funcionários do que outras empresas. De fato, 45% das empresas que relatam um impacto positivo nos negócios da transformação digital também relataram maior crescimento da receita líquida.

Internamente, você pode ver como várias ferramentas digitais apoiam os esforços para atrair mais negócios. Você também pode analisar o feedback e a retenção do cliente para ver se conseguiu manter os clientes que correm o risco de sair antes de qualquer alteração relacionada à sua transformação digital. 

Além da linha de fundo

Embora muitas das coisas que mencionamos acima sejam fáceis de medir, muito do seu sucesso pode não ser óbvio imediatamente. A tecnologia digital está sempre evoluindo e há grandes benefícios para uma empresa que se torna mais madura digitalmente, como melhor experiência do cliente e maior agilidade organizacional. A transformação digital bem-sucedida capacita as organizações, dando-lhes a capacidade de mudar ou se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. Isso significa que, ao abraçar a transformação digital, sua organização está aberta a possibilidades de crescimento das quais você talvez nem saiba hoje. 

A importância da medição contínua em iniciativas de transformação digital

A transformação digital é um processo contínuo. Você deve continuar medindo para garantir que esteja no caminho certo e identifique quaisquer armadilhas. Isso ajudará você a entender quais fatores afetam o ROI, para que você obtenha uma imagem mais precisa. O monitoramento contínuo também facilita a resolução de quaisquer problemas antes que eles causem o caos. 

Você está procurando serviços de consultoria em transformação digital?  

Construir uma estratégia de transformação digital bem-sucedida não precisa ser um desafio. Com o suporte e a experiência certos, você pode se adaptar às mudanças e superar as demandas em evolução. 

Pronto para iniciar o processo para sua organização. Nós podemos ajudar, entre em contato conosco agora mesmo!

Embora muitas das coisas que mencionamos acima sejam fáceis de medir, muito do seu
sucesso pode não ser óbvio imediatamente. A tecnologia digital está sempre evoluindo e há
grandes benefícios para uma empresa que se torna mais madura digitalmente, como melhor
experiência do cliente e maior agilidade organizacional. A transformação digital
bem-sucedida capacita as organizações, dando-lhes a capacidade de mudar ou se adaptar
rapidamente às mudanças no mercado. Isso significa que, ao abraçar a transformação
digital, sua organização está aberta a possibilidades de crescimento das quais você talvez
nem saiba hoje.


A importância da medição contínua em iniciativas de transformação digital

A transformação digital é um processo contínuo. Você deve continuar medindo para garantir
que esteja no caminho certo e identifique quaisquer armadilhas. Isso ajudará você a
entender quais fatores afetam o ROI, para que você obtenha uma imagem mais precisa. O
monitoramento contínuo também facilita a resolução de quaisquer problemas antes que eles
causem o caos.

Você está procurando serviços de consultoria em transformação digital?

Construir uma estratégia de transformação digital bem-sucedida não precisa ser um desafio.
Com o suporte e a experiência certos, você pode se adaptar às mudanças e superar as
demandas em evolução.


Pronto para iniciar o processo para sua organização. Nós podemos ajudar, entre em contato
conosco agora mesmo!

Compartilhe este post

Mais posts

Nos apresente sua idéia

Desenvolvimento de software