As tecnologias de desenvolvimento da Web mais avançadas

A presença digital é crítica agora – ainda mais do que antes da pandemia causar estragos em nosso mundo. E, no entanto, apenas 71% das pequenas empresas têm seu próprio site. 

Isso pode ser, pelo menos em parte, porque o desenvolvimento da Web não é uma tarefa fácil ou rápida. Embora as plataformas de código baixo e sem código tenham tornado o processo mais acessível para leigos, a construção de um site ou aplicativo da Web atraente, funcional, de alto desempenho e utilizável ainda requer ampla experiência e conhecimento de programação. Felizmente, as tecnologias de desenvolvimento web mais recentes auxiliam o processo de desenvolvimento, tornando-o menos complexo e demorado.

Como funciona o processo de desenvolvimento web? E como podemos esperar que seja no futuro? Aqui está o que você deve saber. 

Qual é o futuro do desenvolvimento da Web em 2023?

O desenvolvimento da Web ainda está evoluindo. Novas tecnologias de desenvolvimento web estão constantemente sendo introduzidas e ganhando força todos os dias. O que vem a seguir no campo?

Inteligência artificial

Um estudo descobriu que 88% dos consumidores tiveram pelo menos uma conversa com um chatbot no ano anterior. E qual é a espinha dorsal dos chatbots? Inteligência artificial (IA).

AI já tem uma presença maior do que a vida em sites e aplicativos da web. Em 2023, o desenvolvimento web deve incorporar essa importante ferramenta para modernizar o produto. Isso se estenderá muito além dos chatbots, embora em um futuro não muito distante possamos imaginar que praticamente todos os sites aproveitarão o agente virtual de atendimento ao cliente, independentemente do setor ou nicho. Também veremos a IA alavancada em áreas como ferramentas de pesquisa semântica e experiências mais personalizadas.

Aplicativos da Web progressivos

Progressive web apps (PWAs), que são construídos com linguagens como JavaScript, HTML e CSS, já existem há vários anos. Esses programas funcionam como aplicativos nativos, mas não precisam ser baixados ou instalados. Isso significa tempos de carregamento significativamente mais rápidos e uma experiência de usuário mais perfeita. Eles podem até ser usados ​​offline. Mas, em sua essência, eles são, na verdade, sites – sites que parecem e se comportam como aplicativos.

Grandes empresas como Uber, Forbes, Starbucks, Instagram, Spotify e Twitter já estão oferecendo PWAs. E em 2023, eles podem muito bem revolucionar o próprio conceito de desenvolvimento de aplicativos e web.

Tecnologia de Voz

Você provavelmente está bastante familiarizado com interfaces de voz como Siri, Alexa, Echo e similares. Eles são seus assistentes pessoais digitais, cuidando de suas necessidades mais urgentes. E eles também estão configurados para revisar suas comunicações com sites. 

Assim como os chatbots , a tecnologia de voz pode atender às suas necessidades, oferecendo orientações e respostas cada vez mais complexas. Eles são capazes de conversar e serem acessíveis – e podem tirar a maior parte do trabalho dos representantes humanos. Graças à IA e à automação, eles se tornarão presença constante em muitos sites no ano que vem. 

Design Responsivo

Atualmente, os usuários estão acessando sites e aplicativos da web de várias maneiras diferentes. Eles estão olhando para eles em telefones celulares, tablets e computadores de mesa. Eles estão aproveitando uma variedade de sistemas operacionais. Eles estão usando diversas marcas e produtos. E as empresas precisam garantir que estão oferecendo uma experiência ideal e consistente, independentemente de como os consumidores acessam suas plataformas da web.

É possível entregar uma experiência uniforme graças ao design responsivo . As mais recentes tecnologias de desenvolvimento da Web permitem que as páginas da Web se adaptem a uma variedade de cenários, interfaces, configurações, sistemas operacionais e assim por diante. Isso será cada vez mais crítico à medida que mais e mais tecnologias forem introduzidas para otimizar a experiência do usuário. Personalização, personalização, adaptabilidade e versatilidade são fundamentais.

Como escolher a tecnologia para o desenvolvimento web da sua empresa

Ao considerar como escolher a tecnologia para o desenvolvimento da Web , há várias categorias diferentes nas quais você precisa pensar. Vamos dar uma olhada em 2 das ferramentas mais críticas que são essencialmente os blocos de construção do desenvolvimento web: linguagens e estruturas.

Linguagens de programação

Existem 3 linguagens principais que você precisará usar no desenvolvimento web: HTML, CSS e JavaScript. O HTML cria a estrutura, o CSS confere apelo visual ao produto e o JavaScript essencialmente dá vida ao site, adicionando recursos interativos e atraentes.

Mas você precisará incorporar linguagens de programação adicionais em seu kit de ferramentas para tornar seu site não apenas funcional, mas amigável e envolvente. Linguagens comuns para desenvolvimento web incluem:

  • Pyton
  • PHP
  • Java
  • Rub7
  • TypeScript

Ao escolher a melhor linguagem para seu projeto, considere fatores como a comunidade e os recursos que a acompanham, os pontos fortes da linguagem — e o que você precisa dela — maturidade, escalabilidade e segurança.

Estruturas

Os frameworks Web facilitam o desenvolvimento, oferecendo recursos e ferramentas que permitem construir seu projeto com mais rapidez e sem tantos percalços. Frameworks de desenvolvimento web comuns são:

  • React
  • Vue
  • Flutter
  • Node
  • Django
  • WebAssembly
  • Spring
  • Express
  • ASP.NET Core

Ao escolher os frameworks para o seu projeto, pense em elementos como:

  • Adaptabilidade
  • Suporte da comunidade disponível
  • Requisitos de hospedagem
  • Indústria e nicho
  • Licenciamento
  • Recursos disponíveis
  • Onipresença
  • Usabilidade e curva de aprendizado

Não há melhor tecnologia para desenvolvimento web. Em vez disso, os desenvolvedores aplicam uma variedade de linguagens, estruturas, ambientes e outras ferramentas para criar um site ou aplicativo da Web amigável, de alto desempenho e bem projetado – plataformas que atenderão às necessidades e desejos dos computadores. 

No entanto, as tecnologias digitais estão em constante mudança, por isso é importante acompanhar as tendências e novidades da área para garantir que você ofereça a melhor experiência e crie uma forte presença online para sua marca.

Entre em contato conosco para discutirmos qual é a melhor opção para a sua empresa.

Compartilhe este post

Mais posts

Nos apresente sua idéia

Desenvolvimento de software